Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil

 

 

naf logo final

 

 

O NAF -Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil é uma atividade de extensão da Faculdade CNEC Bento Gonçalves, subordinado academicamente ao curso de Ciências Contábeis, tendo um professor como responsável pela sua administração. O NAF não é componente curricular obrigatório do curso de Ciências Contábeis, portanto o acadêmico que dele participar não está sujeito a avaliação. Entretanto, a participação regular e comprometida do acadêmico na forma do Regulamento confere o direito a obtenção de certificado de extensão cujas horas de atividades poderão ser aproveitadas para atividades complementares.

As vantagens são claras para todos os participantes da iniciativa dos NAF’s. A comunidade ganha um atendimento as suas questões mais básicas. Os escritórios de contabilidade da região ganham, pois podem direcionar casos mais simples (e, muitas vezes, de difícil comunicação com o cliente) para o NAF. A Delegacia da Receita Federal de Caxias do Sul ganha, pois cumpre seu papel na educação fiscal por via direta e de atendimento por via indireta. Ganha, principalmente, a IES, no caso a FACULDADE CENECISTA DE BENTO GONÇALVES nos aspectos sociais e educacionais:

  • Certificado de participação, o qual poderá ser aproveitado para atividades complementares;
  • Treinamento com o auxílio da Receita Federal do Brasil;
  • Orientações para desenvolvimento de estudos técnicos que contribuirão na sua formação profissional.

Pretende-se com este projeto unir as questões de cidadania com a prática pedagógica, quando se busca, através do NAF, apoio Contábil e Fiscal a Contribuintes de Baixa Renda, a pequenas empresas e sociedades sem fins lucrativos, numa proposta que busca trazer cidadania às comunidades e treinamento diferenciado aos estudantes do curso de Ciências Contábeis.

Neste contexto é importante salientar que o NAF:

  • Não é um posto de atendimento da RFB. (Da mesma forma que os SAJUs não substituem os atendimentos prestados pelo poder judiciário);
  • Não é um substituto para os escritórios de contabilidade ou para assessoria prestada pelos contabilistas a várias matérias. (Da mesma forma que os SAJU´s não substituem os escritórios de advocacia);
  • Não é um convênio oficial entre a RFB e a IES (Da mesma forma que o SAJU não é um convênio entre a IES e a OAB, p.ex.).

 

Datas de Atendimento:

- 08 e 22 de agosto;

- 05 e 19 de setembro;

- 03 e 17 de outubro;

- 14, 28 e 31 de novembro;

- 12 de dezembro.

O horário de atendimento é das 17h às 19h, na sala 401.

Contato: 2020.naf@cnec.br

 

Ana Paula Guerra Tusset

Anderson Lopes

Andréia Maria de Freitas

Natiele Damaceno Vieira